terça-feira, 5 de março de 2013

Copagril/ Sempre Vida/ DalPonte realiza avaliação isocinética

No sábado (2/3), a equipe da Copagril/ Sempre Vida/ DalPonte que se prepara para a estréia do Campeonato Paranaense, realizou na cidade de Maringá a avaliação isocinética, que têm por objetivo avaliar a condição muscular dos atletas que estão em fase final de pré-temporada.

Os atletas passaram por duas avaliações, sendo a primeira uma avaliação de equílíbrio e saltos sobre uma plataforma com a finalidade de analisar a biomecânica e coordenação da movimentação dos atletas, além de verificar posturas e potência dos mesmos. Logo em seguida, os atletas passaram para a avaliação isocinética que permite avaliar  isoladamente as valências força, potência e resistência muscular dos membros inferiores. Os atletas foram avaliados e os resultados obtidos mostraram qual a real condição muscular e de possíveis déficits entre os grupos musculares que farão a diferença no processo de prevenção das lesões durante toda a temporada.





A avaliação isocinética permite reconhecer desequilíbrios musculares presentes nos atletas o que aumenta em grande proporção a possibilidade da ocorrência de lesões devido a um grupo muscular estar mais forte ou mais fraco do que seria ideal, além disso avalia parâmetros para a recuperação de atletas que estão voltando de lesões. Com os resultados obtidos os profissionais responsáveis possuem as melhores condições para nortear os treinamentos aplicados aos atletas.

Segundo o preparador físico da equipe, David Cardoso ao ser realizada este tipo de avaliação se torna possível além de verificar a condição atlética dos atletas, aumentar a vida útil deles. " Ao realizarmos a avaliação isocinética, temos valores absolutos de força e resistência musculares que nos permite relacionar as musculaturas de perna dominante e não dominante, além de relacionar grupos musculares anteriores e posteriores, o que auxilia na diminuição da ocorrência de lesões, aumentando assim a vida útil do atleta, adicionando maior tempo às suas carreiras e por consequência diminuindo os prejuízos pelas suas ausências ao planejamento do clube."


Um dos atletas que realizou a avaliação foi Thales que está praticamente recuperado de uma cirurgia e deve voltar esta semana aos treinamentos da equipe. O fisioterapeuta da equipe Tiago Duarte citou que o exame auxilia na busca de parâmetros para a volta do atleta às atividades. " Através dos dados obtidos temos a real condição da parte muscular do atleta que é que o protege das lesões sejam elas de ligamentos, tendões e outras estruturas e dessa forma permitir o retorno dele aos treinamentos com bola com pequenas restrições, realizando uma boa e tranquila readaptação."


Nenhum comentário:

Postar um comentário