segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O novo preparador físico da equipe Copagril/ Sempre Vida/ Dal Ponte, David Cardoso.

Por Copagril.wordpress

Renovação foi a palavra de ordem na equipe Copagril / Sempre Vida / Dal Ponte desde o final de 2012. Muitos tinham receio de que seria montada uma equipe fraca, sem expressão, contrariando a tradição e força que a Copagril tem mostrado nas últimas temporadas. Porém, para grata surpresa de todos, depois de muito trabalho nos bastidores e com o nome e força que a equipe e sua comissão técnica tem, foi montado um time de primeira linha, mesclando atletas jovens com futuro promissor, com outros atletas experientes e de renome.

Paralelamente à contratação dos atletas, outra aquisição merece destaque. Trata-se do preparador físico David Cardoso que traz em sua bagagem um vasto conhecimento técnico adquirido em longos anos de estudo, além da experiência de ter trabalhado com avaliações físicas em várias equipes, e ter sido o fisiologista do Corinthians Futsal nos últimos anos. Sempre muito solícito e atencioso, David nos concedeu uma entrevista. Essa é a oportunidade para conhecermos a pessoa e o profissional David Cardoso.


David, qual é sua formação e sua trajetória profissional antes de fechar com a Copagril / Sempre Vida / Dal Ponte? 

Sou formado em Educação Física pela Universidade Mackenzie, fiz pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (Federal de São Paulo) e em Bioquímica do Exercício pela Gama Filho. Realizei estágio na Portuguesa de Desportos, depois realizei alguns trabalhos para uma empresa que terceirizava serviços de avaliações para algumas equipes de futebol como Bragantino, Gama, São Caetano; e participei da preparação física dos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Em 2010 comecei a atuar como fisiologista da equipe do Corinthians em convite feito pelo PC de Oliveira até onde fiquei no ano passado.

E a pessoa do David? Qual é seu hobby, pratica algum esporte, torce pra qual time, etc? 

Gosto muito de jogar futebol, mas devido a uma cirurgia no joelho não tenho praticado muito, por isso gosto muito de fazer corridas e assistir muito futebol e futsal. Torço para Portuguesa de Desportos-SP, é difícil encontrar alguém que torça mas devido a descendência portuguesa que tenho do meu pai, não tive escolha…

Em 2012 e mesmo em anos anteriores o Corinthians Futsal tinha uma das mais qualificadas equipes do Brasil. Porque os títulos não vieram? 

Acredito que isso existe muito no esporte, e principalmente no futebol nem sempre a equipe que tem melhor condição técnica vence, o grupo precisa se encaixar e talvez tenha sido isso que não aconteceu, mas trabalho e suor tanto dos atletas quanto da comissão nunca faltaram.

Como foi a negociação e o que lhe motivou a vir para Marechal Cândido Rondon? 

A negociação foi simples e rápida, pois era uma ótima oportunidade profissional para mim, um passo a frente na minha carreira, encontrar uma equipe que tenha uma boa estrutura e que cumpra com seus deveres é bem difícil no futsal brasileiro. A estabilidade do projeto desenvolvido pela Copagril faz com que todos olhem com bons olhos a oportunidade de defender essas cores.

E seu trabalho na equipe…você já está totalmente adaptado aos outros integrantes da comissão técnica? Tem conseguido desenvolver o seu trabalho conforme o planejado? 

Todos me receberam muito bem, procuraram me deixar a vontade para colocar o trabalho em prática, mas na minha opinião sou eu que tenho de me adaptar ao trabalho que eles que já vem há algum tempo realizando dentro da equipe. Procuro observar bastante e aprender com todos, e ao poucos colocando características do meu trabalho que se encaixa bem com o trabalho realizado pelo Marquinhos Xavier.

Hoje, 3 semanas após iniciar a preparação física dos atletas, qual é a condição deles? 

Após três semanas, os atletas passam agora por um momento de transição dentro da pré-temporada, onde passamos a aumentar a intensidade do trabalho e diminuir volumes. Além de terem hoje uma melhor condição muscular, devido aos trabalhos que realizamos na musculação e com exercícios de propriocepção e core. Acredito que com mais essas duas semanas finalizamos a pré-temporada e dai pra frente passamos a desenvolver características mais específicas em cada atleta.

Em comparação à outras equipes do Paraná, a pré-temporada da Copagril começou muito antes. Qual é a importancia da pré-temporada para a equipe e em que isso pode refletir quando começarem as competições?

Acho que por termos iniciado antes a pré-temporada, conseguimos realizar um trabalho bem distribuído e que permitiu aos atletas se readaptarem aos estímulos que serão fortes durante toda temporada. A pré-temporada é uma etapa essencial no processo de preparação física, porque ela te dará a base para o desenvolvimento das valências como potência, velocidade, força que serão desenvolvidas durante todo ano. Acho que a boa pré-temporada realizada por nós, no início talvez não tenha tanta diferença em relação as outras equipes, mas com o transcorrer da temporada isso será observado.

Voltando a falar do seu lado pessoal. Você Morava em uma cidade de mais de 10 milhões de habitantes. Agora está morando em uma cidade de aproximadamente 50 mil. Como está a sua adaptação à Marechal Cândido Rondon? Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens por estar morando aqui? 

Minha adaptação a cidade é tranquila, pois a qualidade de vida que aqui se encontra não possuía em São Paulo, além disso fazer parte de um projeto que mobiliza a cidade para mim é um momento especial. Acho que morar em Marechal só me trouxe vantagens, aqui posso passar mais tempo com minha esposa, realizar atividades físicas, tranquilidade nos horários, sem trânsito, além de ter cidades próximas que completam aquilo que Marechal não possui.

Para finalizar, queremos agradecer a atenção que tem nos dado, e dizer que temos certeza que em termos de condicionamento físico, a equipe da Copagril está sob os cuidados de um dos melhores profissionais do Brasil. Quer deixar uma mensagem para a torcida? 

Gostaria de agradecer ao povo de Marechal pela hospitalidade e recepção e só posso retribuir a eles e à direção da equipe com muito trabalho, suor e empenho em busca dos objetivos a nós propostos. Que todos compareçam ao ginásio para nos apoiar e torcer, pois este é um time novo que precisa da força de nossa torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário