quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A importância de controlar as variáveis do treinamento

Com o avanço da ciência que cerca o treinamento esportivo, muitas metodologias sobre ele são criadas com o objetivo de diminuir a presença de treinos baseados na intuição do preparador físico ou do treinador, o que era feito de forma natural em tempos antigos.

O aumento da tecnologia auxilia neste processo de evolução e melhora dos conceitos que cercam a área da preparação física em específico. Mesmo com todas estas informações que são produzidas a importância de se filtrar as melhores idéias e as que serão mais utilizadas é fundamental na formação de uma metodologia a ser utilizada pelos profissionais. Assim podemos afirmar que não existe uma metodologia correta ou errada, mas na verdade a melhor a ser aplicada para um determinado momento ou grupo de atletas.


Por isso é que deve ser dada grande ênfase no processo de monitoração do treinamento e da condição física dos atletas. Pela grande quantidade de metodologias produzidas cientificamente é preciso monitorá-las. Com a aplicação de avaliações físicas, controle de índices fisiológicos como a glicemia, lactato, CK (creatina-quinase), frequência cardíaca entre outros, podemos diminuir erros que poderão acontecer dentro da preparação física, aumentando ou diminuindo intensidades, volumes e densidades de treinamento (número de sessões aplicadas).

A partir da monitoração destas variáveis fisiológicas podemos verificar quais são os níveis de condicionamento de determinadas capacidades físicas como potência, velocidade, força, níveis de situação energética, por exemplo.Podemos utilizar a glicemia para exemplificar este processo, onde através de estudos foram criadas algumas classificações que permitem verificar qual o nível energético que o atleta possui durante uma partida e sua situação pós-jogo. Ao se coletar o sangue, podemos verificar através de um aparelho portátil avaliar quanto de glicose (açúcar no sangue), energia a ser utilizadas pelos músculos; o indivíduo possui. Ao se ter valores ideais e controlado o processo de desidratação, há diminuição na probabilidade da ocorrência de lesões. Ao se ter valores altos possibilita verificar que o atleta está utilizando reserva energética, o que não é um bom sinal, pois as reservas devem ser utilizadas em momentos extremos e ainda dificulta o processo de recuperação do pós-jogo.


A importância que se tem em avaliar e monitorar os elementos que cercam as sessões de treinamento permitem ao preparador físico e fisiologista ter um ótimo controle sobre as condições físicas atuais do atleta, além de ter a real noção se ao seu organismo pode ser aplicado novos estímulos ou apenas manutenções, favorecendo ganho de performance por estarem seus metabolismos sempre em equilíbrio.


Portanto uma das questões a serem discutidas pelos profissionais no momento atual é como monitorar as diferentes variáveis que cercam o treinamento e as ferramentas criadas para serem aplicadas pelos diversos profissionais. Afinal é importante a criação de novas idéias, porém elas devem ser controladas para que sua aplicação se aproxime ainda mais do sucesso na prática esportiva, trazendo vitórias e títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário