terça-feira, 16 de abril de 2013

Três pilares na prevenção das lesões

Devido ao grande número de jogos e pouco tempo para os períodos de recuperação necessários para a reorganização do sistema neuromuscular dos atletas, a ocorrência de lesões ainda são o grande entrave ao trabalho da comissão técnica.

Para que seja realizado por completo os efeitos do treinamento esportivo devem ser seguidos três pilares fundamentais, os quais são: treinamento, repouso e alimentação. Sem estes três componentes não haverá êxito na preparação de uma equipe, principalmente no aspecto físico. Os momentos de repouso devem ser bem cumpridos afim de favorecer alguns processos que ocorrem em nosso organismo e damos o nome de processos anabólicos, ou seja, de reconstrução das várias estruturas presentes em nosso corpo.


Com o calendário recheado de jogos e a grande sequência de viagens a serem feitas, todos os pilares sofrem interferência e acabam sendo modificados e por vezes não realizados de forma completa e bem distribuída. Com isso treinamentos passam a ser realizados em menor quantidade, os momentos de recuperação necessários para o processo de supercompensação, essencial para o ganho das valências como força, velocidade, resistência e  revitalização do sistema neuromuscular são prejudicados.

Por isso durante toda a desgastante temporada, a aplicação dos estímulos físicos para os ganhos das capacidades motoras unidos aos treinamentos técnico-táticos devem ser minuciosos e muito bem planejados por toda comissão técnica. Realizar aquecimentos e a partir deles aplicar atividades que desenvolvam essas valências passa a ser uma estratégia muito interessante. Dependendo de qual for a metodologia aplicada pelos profissionais responsáveis pela área desportiva, a importância de escolher bem qual ferramenta utilizar e quando utilizá-la se tornam essencial em todo processo do planejamento anual.


Os treinamentos são por essência a grande ferramenta a ser utilizada no desenvolvimentos das capacidades motoras, sendo que estes devem cada vez mais se utilizar de movimentos, ações e situações que se assimilem ao jogo, devem possuir características específicas que o jogo apresenta, favorecendo assim aos atletas uma maior adaptação aos estímulos e situações adversas.

A alimentação, outro pilar importante, deve ser rica em fontes energéticas, além de possuir vitaminas e sais minerais importantes para o processo que chamamos de anabolismo, ou seja, construção do organismo. Ao ingerirmos substâncias como carboidratos, garatimos ao atletas condições energética necessárias para a prática esportiva, lembrando que este substrato é responsável pelo fornecimento de energia. As proteínas não menos importantes, ao serem ingeridas permitem ao organismo obterem aminoácidos necessários para a recuperação principalmente da parte muscular, tão exigida aos atletas e atualmente a maior responsável pelas lesões dentro do esporte.

E por último e talvez o mais importante, o repouso se apresenta como uma das principais fontes do processo da supercompensação, ou seja, da reconstrução do organismo para que este possa enfrentar uma nova atividade e novos estímulos que favoreçam o desenvolvimento das valências. No passado, devido ao pouco material e pesquisas referentes a área esportiva, muitos profissionais acreditavam que apenas o treinamento e talvez a alimentação fossem as bases do treinamento.


Por isso é que se torna de grande importância o aproveitamento das folgas e períodos de descanso pelos atletas. Se todos soubessem do quanto um bom descanso e uma boa preparação aproveitando todos os pilares envolvidos são importantes muitos episódios de lesões seriam prevenidos e o número diminuído em grande escala, sua condição atlética estaria preparada para um novo estímulo e consequentemente evolução da sua performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário