quinta-feira, 14 de junho de 2012

As principais modificações do músculo com o treinamento aeróbio

Com a realização do treinamento aeróbio é possível verificar que existem algumas mudanças que ocorrem em todo nosso organismo com o intuito de auxiliar e facilitar as transformações inerentes a este tipo de treinamento. 

A execução de atividades de diferentes vias metabólicas realizam mudanças específicas e no que diz respeito à parte muscular não é diferente. Com a aplicação do treinamento aeróbio são realizadas transformações de dois tipos em nossas células musculares que são classificadas em estruturais e funcionais. 


As mudanças tidas como estrturais se referem principalmente na biogênese mitocondrial e no aumento da capilarização (estruturas que parecem vasos e permitem a circulação de substãncias). A biogênese mitocondrial, nada mais é do que o aumento do número de mitocôndrias na célula muscular que permitem uma produção maior de energia oxidativa, devido a este tipo de exercício estar relacionado com a presença de oxigênio na utilização dos substratos, e ainda na maior utilização de lipídios e carboidratos. Já o aumento da capilarização, ou seja, aumento do número de capilares responsáveis pelas trocas entre tecidos e corrente sanguínea, ocorre devido ao aumento do fluxo sanguíneo facilitando a captação e troca de oxigênio entre células, tecidos e corrente sanguínea que proporcionarão a execução da ação motora. 


As mudanças funcionais estão associadas ao aumento da ação das enzimas ligadas ao sistema oxidativo, principalmente as que estão presentes no Ciclo de Krebs, como exemplo podemos citar a Citrato Quinase. Ao se aumentar a ação das enzimas, as reações químicas passam a ter maior velocidade e assim produzem mais rapidamente seus produtos que terão importância em outra reações e por consequência na produção final de energia. 



Ainda devemos lembrar que com a realização do exercício de via aeróbia são promovidos; aumento do conteúdo de mioglobinas (transportadores que aumentam a liberação de oxigênio para a membrana) e aumento das reservas de CP (creatina-fosfato) que são ressintetizados pela ação da potência aeróbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário