O futsal tem sido um esporte altamente divulgado, já satifazendo as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para se tornar um esporte olímpico, sendo no Brasil a modalidade de quadra mais praticada.
Mesmo com toda esta importância que a modalidade vêm assumindo, ainda são escassos os trabalhos relacionados à preparação física e às variáveis fisiológicas que cercam o futsal, necessitando haver mais estudos que auxiliariam na coleta de dados para direcionar programas de treinamento e possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas.
O que torna de grande importância a presença da fisiologia no dia-a-dia, permitindo assim condições essencias de determinar o estado do atleta, realizar prognósticos de desempenho para além de corrigir programas de treinamento. Ao realizar este controle se torna possível mensurar as adaptações causadas pelo treinamento e as diferentes variáveis que cercam toda preparação física.
O objetivo deste blog é justamente realizar, dentro da literatura escassa do futsal, e da rotina dos treinamentos, um levantamento dos métodos e formas de como a fisiologia pode auxiliar na monitoração das cargas auxiliando no planejamento do treinamento para a temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário