A célula muscular é composta por todos os componentes que uma célula qualquer possui com aspectos específicos e especiais.
Quando se fala no músculo esquelético (músculo responsável pelos nossos movimentos) deve-se lembrar que o genótipo está presente, devido a cada célula possuir um código genético.
Por isso a genética é importante, mas não a única a se levar em consideração tendo em vista que a ação do meio sobre ela é quem dirá como será sua evolução e determinará o chamado fenótipo, ou seja, como essa célula irá desempenhar seu papel. As células possuirão um potencial a ser atingido e este será alcançado com a execução de um bom programa de treinamento quantificado e qualificado.
Ao citar o código genético devemos observar que ele existe, porém se não for devidamente estimulado não será alcançado sua expressão do mais alto nível. A maioria do material genético está suprimida e sua ativação depende de diversos fatores tanto endógenos (internos) quanto exógenos (influência do meio ao qual está inserido). Os músculos esqueléticos são tecidos dinâmicos que podem alterar suas características de atuação (fenótipo), favorecendo ou não sua adaptação e depende de mudanças qualitativas e quantitativas na expressão gênica induzida por diferentes tipos de estímulos.
Como exemplo do processo citado anteriormente temos as células satélites (células auxiliares) que são ativadas durante a fase de hipertrofia (ganho de massa muscular). Elas permanecem em estado latente (passivo) até que um estímulo as ativa, as proliferando, diferenciando e maturando novas fibras ou apenas recuperando a fibra danificada.
Sabemos que o exercício é um potente ativador dessas células e por isso durante o crescimento muscular ocorre um aumento considerável no número de núcleos das células musculares, devido as células satélites serem incorporadas por elas e servirem como fonte extra de núcleo, aumentando a quantidade de DNA para a produção de proteína dos mais diversos tipos.
Por tudo citado acima, se torna de suma importância a realização de exercícios e programas de treinamento realizados com a presença de um profissional capacitado, pois este saberá quais serão os estímulos a serem aplicados, em que situação, duração e intensidade eles devem existir, além de fazer obedecer momentos de recuperação e aplicação de novos estímulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário