domingo, 22 de janeiro de 2012

A evolução da fisiologia no esporte

Com a expectativa de alcance das vitórias e por consequência dos títulos, o esporte procura se desenvolver nas diversas áreas que dele fazem parte. Todas as áreas entre elas a preparação física, a parte tática, a psicologia, a fisiologia entre outras procuram se inovar e determinar novas diretrizes e conceitos que levam a evolução das modalidades e as tornam cada vez mais profissionais e especializadas.

A fisiologia passou anos se perguntando como poderia se encaixar e se desenvolver dentro dos esportes, principalmente na área do alto rendimento. No início ela era ministrada dentro das comissões técnicas por médicos que se especializavam na área e a utilizavam de forma global, sendo que muitas das teorias e testes eram aplicados de forma aleatória e sem justificativa, produzindo dados sem fins práticos e perdidos dentro do planejamento de uma equipe.


Com isso muitos dados eram obtidos, porém grande parte deles não eram utilizados por estes profissionais não terem em seus currículos cursos ou conceitos da área de treinamento esportivo, ou seja, eles realizavam muitos testes sem terem a consciência do por quê e quando realizá-los. Por isso por muito tempo a fisiologia ficou perdida em ser uma ciência para apenas coleta de dados e não para auxílio na preparação física ou para informar a comissão técnica qual a situação dos atletas.

Ao passar dos anos, muitos alunos formados em Educação Física passaram a realizar a pós-graduação na área da Fisiologia do Exercício. Com este fato se tornando cada vez mais corriqueiro, a fisiologia passa a ter profissionais que têm vários conceitos sobre as metodologias do treinamento, aplicação de avaliações físicas, além de conceitos de biomecânica, favorecendo a obtenção e utilização dos dados que esta ciência produz, a tornando essencial para o desenvolvimento do trabalho e planejamento, pois a partir dela conseguimos realizar correções ou melhorias na programação de treinamento e jogos.


Por isso que através do blog procuramos desenvolver temas dos mais variados tipos, mostrando também como a fisiologia se aplica na prática, retirando dos conceitos escritos na literatura a essência dos dados e dos por quês deles serem tão importantes para a preparação física, prevenção de lesões e complementação das informações para todas as áreas de conhecimento presentes da comissão técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário