terça-feira, 9 de agosto de 2011

O BCAA na suplementação

O BCAA é um conjunto de aminoácidos que possibilitam a formação das proteínas que tem como função estruturar nosso corpo. Portanto é através da adição de vários aminoácidos que se torna possível a produção de uma proteína.

As proteínas são responsáveis pela formação muscular e de alguns tecidos que compõem nosso organismo. É através delas que os músculos se originam e favorecem de alguma forma o aumento de seu tamanho e força (hipertrofia). Sendo importante frisar que todas as substâncias suplementares devem ser ingeridas com dosagens corretas e específicas.


Sendo assim, alguns aminoácidos não são produzidos pelo nosso organismo e por isso são chamados de essenciais devendo ser ingeridos pela alimentação ou suplementação; já os aminoácidos sintetizados pelo corpo são chamados de não-essenciais.

Ao realizarmos exercícios físicos causamos algumas microlesões em nossa musculatura as quais favorecem o processo que chamamos de síntese protéica, ou seja, aumento da produção e utilização de proteínas. Por isso se torna de grande importância sua ingestão quando passamos a realizar exercícios físicos, pois além de favorecer processos orgânicos, ainda auxiliamos nossa musculatura a estar preparada para os estímulos que iremos realizar.


O BCAA é o conjunto de três aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo), que são chamados de isoleucina, valina e leucina. Muitas pesquisas recentes focam o papel da leucina, pois muitos acreditam que esta seja a principal fonte protéica no que diz respeito a recuperação muscular. Eles têm como papel principal oferecer condições à musculatura de os absorverem e acelerar a recuperação. A partir da entrada destes na célula muscular, se tem um ambiente totalmente positivo para a recuperação, pois somados aos aminoácidos já produzidos pelo corpo estes favorecem aumento da síntese protéica e consequente recuperação das microlesões causadas pelo estímulo físico.

Porém o que muitas pessoas não sabem, é que em condições especiais e precárias os aminoácidos podem ser utilizados como fonte de energia, assim como os carboidratos (açúcares). Principalmente quando um indíviduo realiza exercício anaeróbio (não utilização de oxigênio), pois seus níveis de glicemia caem pela utilização de glicose (açúcar); para evitar riscos o corpo se defende e busca uma nova alternativa, realizando a quebra de proteínas (proteólise) para usá-la como fonte energética.


Ainda é importante ressaltar que os aminoácidos, no caso específico do BCAA, ainda fazem parte, segundo alguns estudiosos, de um processo chamado de fadiga central. Onde o Sistema Nervoso Central chegaria primeiro a exaustão em relação a região muscular periférica, através de um processo onde os aminoácidos, por estarem em menor quantidade devido a diminuição da glicemia, não competiriam contra uma substância chamada triptofano que gera a serotonina e causa a fadiga central.

Portanto o BCAA está intimamente ligado à recuperação muscular, não esquecendo de sua importância dentro dos vários processos demonstrados acima. No clube, sempre quando realizamos treinos de carga fazemos com que os atletas tomem uma dosagem correta; ainda auxiliamos os processos de recuperação de atletas lesionados com este tipo de suplementação e em momentos específicos da pré- temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário